domingo, 2 de dezembro de 2012

Refúgio

    para Pernambuco, terra de amores.



     Deus, Todo Poderoso, leva-me no primeiro instante após a morte a Pernambuco, larga-me em Olinda durante a noite para que eu expurgue meus pecados na Praça do Carmo. E inicie a subida, passando pelos Quatro Cantos, sentindo o cheiro de tuas casas e de teus telhados que na madrugada são tão quietos.
     Leva-me, Senhor, à Igreja do Amparo, e a Lua que pendula na Tua toalha bordada de estrelas, que ela seja testemunha de meus arrependimentos. Que desponte, súbito, Teu Sol. Que vá crescendo e derramando e consumindo o frescor que concedes a esse povo apenas durante o escuro. E que às 5 eu suba, meu Deus, pela Ladeira da Sé, decifrando o calor que dilata cores, janelas, amores, mulatas e torres que erguem em Teu nome e em nome de Tua mãe compadecida, Maria, Senhora dessa gente.
    E enquanto velam minha imagem longe dali, que eu chegue ao Alto da Sé, pico deste quente paraíso que criastes no nada. E limpo de males, que eu possa descansar na paz de Teus mirantes, à beira de Teus coqueiros, sob a eternidade que Teus anjos emanam em amor a esta terra.




Um comentário:

liberdades saborosas