terça-feira, 28 de junho de 2011

Tessitura



Talvez não tenha realizado todos os sonhos de mamãe. Não me formei em Medicina, não casei, não tive filhos (assumidos), não cumpro todos os Mandamentos da Igreja e tenho três gatos. Mamãe sempre odiou gatos. Talvez muitos dos meus planos nunca tenham saído do papel. Viagens, reformas, cursos a fazer, coisas a comprar, unhas não mais roídas. Outros, por sua vez, saíram pela culatra ou então assumiram outra forma para poder existir, o que já é uma vitória na guerra suada que tive com a vida. E falando em culatra, até hoje não consigo entender o que meus olhos vêem. E o que os olhos não vêem o coração sente sim. Ora me sinto como o cozinheiro, ora como o prato. Ou sou devorado, ou devoro. Ou crio ou sumo, não há saída – talvez não para quem tenha acabado com sonhos de mãe.

Nasci sem a placenta da boa-vontade. Procuro desde sempre os corações que pulsam, nutrem e amamentam o sangue - evito aqueles que se contentam em bombear. Deus, o chefe da cozinha citada anteriormente, me deu a graça do olfato aguçado. Capto com certa maestria onde falta e onde sobre tempero antes mesmo de provar do alimento.

No começo eu era rebelde. Nunca gostei de pique - esconde e os sonhos sempre fizeram questão de brincar comigo. O tempo se encarregou de trazer os hormônios e... fui seduzido. Fomos pra cama, eu e os sonhos. Por algumas vezes, me tornei papai. Em outras havia prevenção (sempre da minha parte). E em todas as gestações, os sonhos morriam no parto.

Outra coisa que me veio com o tempo, além dos hormônios, foi a mudança de ponto de vista. Nunca fui fiel à ortografia. Sempre pontuei locais inadequados e assumo minha descoordenação com honra. Chutei o balde, discursei quando o silêncio era preciso. Sempre tive desejo pelo que não existe e com certa audácia afirmo ser mais fluido que matéria.

Na cara da moeda, procurei respostas e outros trambolhos que me satisfizessem de uma vez por todas. Deitei em solo humano e quis dormir sem que nada tivesse me acordado. Não consegui. Pulei para a coroa: Juntei saudades do que nunca tive, fui o rei de castelos de areia, me deliciei em nuvens de algodão, enchi belos sacos de pequenas coisas que me deixavam feliz. Colecionei chaves, cartões de visita, miniaturas, rabiscos, fotografias. Criei asas. Passei tardes ao lado de amigos imaginários, risquei na parede do braço os minutos que faltavam para um novo começo. Esperei o circo chegar e fui com ele. Fui ao infinito e além!

Tive alguns casos com o perigo. Em todos fui traído. Passei a me coar: aquilo me apraz, aquilo me destrói. Construí uma amizade sincera com o Desconhecido. Nos amaríamos não fosse a carne espessa e humana que me reveste, mas ainda temos tempo para sanar o desejo. Tempo e paixão não nos faltarão,

Porque o conflito armado ainda está no início. Minha vida mal saiu das fraldas.








Guto Stresser

7 comentários:

  1. Nossa Guto, confesso que nunca li um texto tão lindo como esse. Minha atenção e curiosidade pelo desfecho seguiu cada linha e, todas elas me encheram de surpresa e emoções. Só tenho a te parabenizar. Excelente!

    ResponderExcluir
  2. que maestria para escrever hein rapaz.
    meus parabéns.
    seu texto nos prende do início ao fim, e a ânsia só faz aumentar.
    Amei mesmo.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Guto, confesso que não li uma palavra do que você escreveu, que blog obscuro,
    me senti agoniada aqui ;/

    ResponderExcluir
  4. Wanda querida! Muito obrigado, ler isso me deixa cada vez mais motivado. Obrigado Gabriele, seja bem-vinda! Sabrina, o motivo primordial de um blog é sempre seu conteúdo, mas se você só viu "por fora" respeito sua opinião.

    ResponderExcluir
  5. Caramba. Pois é, somos jovens. Temos muito ainda por viver. Aí chegam os sonhos. Queremos crescer, queremos uma vida boa e estável, corremos atrás de nossos objetivos e muitas vezes acabamos frustrando pessoas queridas que, assim como você disse, esperam que NÓS, seus filhos queridos, realizemos os sonhos passados delas. Mas você está certo, vá onde você achar que deve ir, não tente agradar ninguém. Acabei percebendo que as pessoas simplesmente não se importam.
    Primeiro texto seu que eu li e gostei bastante. Quero ler os outros agora... Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. acho que não só eu como qualquer pessoa que tirar uns minutinhos para ler seu blog ficara totalmente agradecido por tantas palavras bonitas! parabens.

    ResponderExcluir
  7. "E o que os olhos não vêem o coração sente sim." Sempre falei isso. Muito bom o texto. PARABÉNS!!!

    Passa la no meu ;)
    Gostei do seu blog e ja to seguindo!
    http://certasscoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

liberdades saborosas